Plantio de cana para cachaça artesanal de qualidade

 


Para um plantio correto, as mudas de cana-de-açúcar devem ter de 10 a 12 meses de idade e ser provenientes de cana planta. Não é recomendável usar mudas de cana madura com 18 meses ou mais, isso porque as gemas do terço inferior já se encontram maduras, brotando com dificuldade, tendo a formação não uniforme do canavial como conseqüência.

As canas devem ser picadas em toletes de três gemas. As mudas têm de ser provenientes de viveiros de reputação em estação experimental. São cortadas com podões desinfetados em solução de creolina ou outro desinfetante, para evitar contaminação, pois diversas doenças causadas por vírus são transmitidos pelos podões.

As mudas, quando originárias de viveiro ou estação experimental, podem ser colocadas inteiras no sulco, cruzando-se ligeiramente o palmito da anterior com o pé da seguinte.

O corte de cana em toletes dentro do sulco é necessário, porque as gemas da ponta brotam mais rapidamente que as do pé. Os hormônios de crescimento que se formam nas gemas brotadas inibem a brotação das gemas do pé. Para plantio de 1 hectare de cana, são necessárias entre 8 e 10 toneladas de mudas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Garrafas de cachaça personalizadas Chico Spino 670ml

Caixa com 12 unidades para atacado e garrafão para bares

Artesanato